Acordar às 6 da manhã, custa ... mas quando é para ir para o mar ... nem que não se durma ... ehehe
Saimos do laboratório às 8, com os gliders e material arrumado na carrinha, rumo a Tuckerton, a cerca de 1h30 de viagem, onde se localiza a Rutgers University Marine Field Station.
Carregámos o barco com o material e seguimos viagem até ao ponto de largada dos gliders, sensivelmente a 5 milhas da costa.
Cada um de nós (eu, o Al e o Adriam - os colegas das Canárias) ficou com um glider e tratou de cumprir os passos necessários ao lançamento.
Este é o meu bebé, o ru23!!
O ru23 é o primeiro glider que utiliza baterias de lítio recarregáveis. Está ainda equipado com o primeiro (e até ao momento, o único) "Seabird pumped CTD".
É necessário retirar a "tomada" de desligado e colocar a que liga o glider e permite as comunicações.
E depois fazem-se os testes que permitem uma última verificação se todos os scripts estão a ser reconhecidos e se os valores de vácuo e bateria estão dentro dos parâmetros.
Por fim colocam-se as asas e ... o glider está pronto a navegar
Aqui estou eu e o meu bebé =))
... antes dele mergulhar e começar a sua missão.
Foi ainda feito um perfil de salinidades e temperaturas com um CTD para comparar com as medições in situ dos gliders.
Foi lançado para uma missão apenas de alguns minutos, um protótipo de um glider "inteligente" que está programado para tomar decisões sozinho consoante os dados que recolhe. Foi feito uma missão teste e foi depois recolhido.
E por fim, um terceiro glider "pintado" (cor vermelha) com produtos a serem testados para evitar o "biofouling" ou seja, impedir que algas ou animais se agarrem ao glider e alterem o seu padrão de voo, coisa que aconteceu com o ru27, o glider que está a atravessar o Atlântico, onde cresceram percebes enormes.
Por fim, algumas fotos com a "field team" desta missão:
O Adrian, eu e o Alvaro (Al)
O Erick
o Ethan
O Chip
e todos, com um dos elementos da tripulação do barco!!













ainda há pouco tempo eras uma menininha da FCUL e hj es uma mulher que se passeia pelos Açores e pelos Estados Unidos, de cabeça erguida e ar altamente profissional :') até me sinto comovida por ver como cresceste e felizmente eu pude, e continuo a poder, acompanhar isso :) es linda! e mereces tudo tudo tudo de bom! Adoro a foto em que eles estao com medo que caias à agua agarrada ao teu 'bebé' :p
ResponderEliminarBeijinho enorme**
Sim senhora... divertes-te pouco sim...
ResponderEliminarOlha lá para voltares não venhas à "glider" a submergir e emergir atravessando o oceano a nado... :p
Jinhox e continua a dar novidades
Que giro:)
ResponderEliminarBeijinhos
LoL ... fazia isso era para voltar para cá outra vez =PP ehehhe Mas pensando melhor ... entrar ilegalmente nos EUA não me parece uma ideia muito ... digamos ... sensata =))
ResponderEliminar