sexta-feira, 11 de setembro de 2009

The COOL Room

Agora que já conhecem o sítio onde vivo, vão conhecer agora o sitio onde trabalho.
"The COOL Room" (Coastal Ocean Observation Lab) é um dos grupos de trabalho aqui no IMCS (Institute of Marine and Coastal Sciences).
É um laboratório com muitos computadores e ecrãs ... os 3 ecrãs da frente são utilizados para "falar" com o glider. Nos 6 ecrãs atrás está projectado o goolge earth onde é sobreposto as layers com informação de altimetria (correntes), SST (temperatura de superficie) ...
Os restantes computadores da sala são utilizados para a análise dos resultados obtidos bem como para criar as tais layers a sobrepor no google earth para ajudar na navegação do glider.
Ao fundo à esquerda está o receptor da imagens de satélite utilizadas para a navegação
E por fim, a bandeira da universidade, colocada na parede do Peters (Faial, Açores) quando a equipa foi aí em Agosto limpar o glider que está a atravessar o Atlântico.
E depois há o "Glider Lab"que é, como o nome indica, o sitio onde se montam (e desmontam) os gliders.
Na prateleira, os vários compartimentos "payload" para colocar nos gliders. Basicamente é o compartimento das ciências onde estão os sensores. é colocado a meio do glider, tal como mostra a figura abaixo.
Nos primeiros dias andei a aprender a "ciência" de um glider ... um bocadinho da mecânica e um bocadinho das comunicações. Selámos um dos gliders para ser levado para a Antárctida para ser largado.
Para quem não sabe, um glider é um veículo autónomo para andar na água (AUV - Autonomous Underwater Vehicle) que está a ser utilizado, em estudos científicos, para retirar dados oceanográficos entre outros. Funciona com base em flutuabilidade, ou seja, tem uma bomba de água que, ao colocar água num dos compartimentos, ganha flutuabilidade negativa e afunda. Quando atinge a profundidade a que está programado, a bomba retira a água e a flutuabilidade fica positiva, logo ascende. Como tem asas, faz com que este movimento vertical se torne horizontal, movimentando-se assim em V's. É comandado à distância (via satélite) por "emails" que indicam a direcção (waypoint) para onde tem que seguir. Esta informação é recebida de x em x tempo quando ele vem à superfície; o glider manda também a info recolhida desde a última vez que veio à superficie. Acoplado ao glider vão sensores, incluindo um CTD que retira info de temperatura e salinidade. 
Basicamente estou a aprender um pouco de tudo, desde analisar os perfis recebidos pelo glider, um pouco da mecânica, um pouco da programação, a navegação (juntar info de altimetria, SST, batimetria e decidir o melhor caminho ... etc. Agora estou a aprender a trabalhar com o MatLab para criar os tais perfis de temperatura e salinidade, percurso do glider, etc ...
Todo o pessoal do COOL room é 5 estrelas ... divertidos e sempre prontos a ajudar. por isso, como é óbvio ... estou a adorar a experiência.

.

1 comentário:

  1. Olaaaa =)))!
    Estou a ver que isso é mesmo tudo altamente ;o)))))))!!

    Bjoca grande

    ResponderEliminar